De acordo com o Clarim Diário...(não...este é o do Homem-Aranha!)
Segundo o Planeta Diário...(não...esté é o Super-Homem!)
Ah...agora sim! Conforme artigo do The New York Times, uma lista do Bureau de Estatística do Trabalho exibe as 10 ocupações com maior taxa de crescimento nos Estados Unidos, e uma destas se refere a área financeira. No total estimado, existe uma projeção para gerar mais de 1 milhão de novos empregos até 2018...repetindo...isto lá nos States, que atualmente enfrenta desemprego.
Para a ocupação de Financial Examiner (algo com Especialista em Finanças) é esperada uma taxa de crescimento de 41% até 2018.
A profissão cresce devido a uma atitude pró-ativa para evitar escândalos e falências (atitude esta que nós brasileiros já praticamos aqui há décadas).
Naturalmente, leva-se anos para se preparar um bom profissional , portanto, mãos à obra!
Agradeço ao meu irmão pela colaboração.
Uma boa semana!
Sucesso a todos!
Um blog sobre Gestão Empresarial, Finanças, Liderança e Educação Empresarial.
sábado, 30 de abril de 2011
sábado, 23 de abril de 2011
Payback!
O payback mede o tempo necessário que leva para se recuperar um investimento. É um modelo interessante e amplamente divulgado para analisar a viabilidade de um investimento.
Se o período de retorno (payback) encontrado for menor que o período máximo estipulado, então o projeto deve ser aceito.
Como nem tudo que reluz é ouro, o método payback tem suas falhas:
a) não considera o valor do dinheiro no tempo;
b) o tempo estipulado de retorno geralmente é feito na base do "chutômetro" (geralmente alguém chuta um prazo curtíssimo pra alegrar os investidores, não analisando uma situação real);
c) não considera os fluxos posteriores ao prazo de retorno, uma vez que o que interessa é o prazo, e não suas receitas futuras (erro crasso!).
Existem outras variáveis que podem e devem ser analisadas para balisar a decisão de investimentos. Fique atento!
Uma boa semana!
Sucesso a todos!
sábado, 16 de abril de 2011
Alavancagem Operacional
A alavancagem operacional ocorre quando a variação percentual no lucro operacional da empresa for superior a variação percentual de suas vendas, através do uso de ativos operacionais com gastos fixos.
Quanto maior forem os gastos fixos operacionais de uma empresa, mais será sua alavancagem operacional, implicando, naturalmente, em maior risco operacional. Cabe a você, decidir se irá alavancar ou não.
Uma boa semana!
Sucesso a todos!
sábado, 9 de abril de 2011
Cinco dicas para o sucesso, pelo Professor Marins!
O professor Marins é um antropólogo que desenvolveu a antropologia empresarial. Ele analisa as empresas utilizando esta técnica.
Já fui a duas de suas palestras e possuo alguns de seus livros. Sua abordagem é muito interessante. Ele consegue enxergar o que poucos conseguem, e que no final das contas não é tão difícil de ser visto, e consegue transmitir as alternativas de solução para seus consultados.
Digo que não é tão difícil de ser visto por que, na realidade, as empresas não conseguem parar para fazer uma auto-análise e tão pouco possui as ferramentas para tal, daí a necessidade de contratar uma consultoria.
Abaixo um vídeo sobre os Cinco Segredos para o Sucesso, que de segredo não tem nada...
Uma boa semana!
Sucesso a todos!
sábado, 2 de abril de 2011
Alavancagem Financeira!
Até que não é tão ruim assim dever pra terceiros...
Quando usado com sabedoria, os encargos financeiros fixos podem maximizar as variações do lucro operacional sobre o lucro líquido (falei grego, agora!).
No caso, quando a variação do lucro líquido for superior a variação do lucro operacional, tem-se a alavancagem financeira.
Claro que quanto maior a alavancagem, maior será o risco financeiro da empresa, ou seja, o risco de não conseguir pagar seu custo financeiro, mas igualmente maior será seu lucro.
A título de curiosidade...se você estiver devendo pro banco, você não diz que está no vermelho, você diz que está alavancado financeiramente, que é mais bonito....(estou brincando, claro!)
Deve-se analisar bem a possibilidade de alavancar-se financeiramente para não "sofrer o pênalti" lá na frente.
Uma boa semana!
Sucesso a todos!
Assinar:
Postagens (Atom)