sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Colaborador: O seu ativo mais precioso!

Entra ano e sai ano, e você continua com ele.
Ele é o seu ativo mais precioso, aquele que bota a mão na massa, que veste a camiseta e que chega junto. Ele está no front do campo de batalha. Ele negocia, ouve desaforo, resolve as questões.
Parabéns! Ele é o seu colaborador!
Vejo colaboradores competentes, engajados, resolvendo todo o tipo de assunto. Está mais que na hora de você, empresário, dar uma atenção especial para eles. Como fazer isto?! Simples!
Se você não puder oferecer um salário arrojado, você pode oferecer um bônus, como um adicional em sua remuneração mensal,  quiçá um 14º salário, por exemplo. Isto mostrará o apreço que você possui por seus colaboradores.
Benefícios também são bem-vindos, ainda mais se a empresa não puder pagar um salário competitivo. Dê uma maozinha na formação do colaborador, tanto para cursos técnicos como para cursos superiores (sejam generosos, por favor, nada de singelos  10% . As escolas técnicas e universidades cobram bem!). Você só será o melhor com os melhores profissionais.
Boas condições de trabalho. Equipamentos atualizados, ambiente limpo, climatizado.
Ascensão profissional. Este é, sem dúvida, o Santo Graal  do reconhecimento  ao colaborador.
Veja a viabilidade destas ações se tornarem realidade para seus colaboradores. Eles agradecerão, seus clientes agradecerão e consequentemente você agradecerá. Sim, você, pois seus clientes estarão mais satisfeitos com um ótimo atendimento e retornarão ao seu estabelecimento.

Sucesso a todos!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Administração Responsável

Veja que interessante esse vídeo sobre Administração Responsável, palestrada pelo Fábio Barbosa, Presidente da Febraban, no Evento TEDxSP2009.
São quase 17 minutos. Vale a pena assistir.




Sucesso a todos!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Um Segundo Idioma?

Lamento te dizer, mas é melhor você aprender um segundo idioma....logo!
Atualmente, em um mundo globalizado, há uma necessidade crescente de um segundo idioma, aqui eu me refiro ao inglês.
A maioria das publicações, sites e jornais online confiáveis do mundo é escrita em inglês.
Em menos de quatro anos, o Brasil irá realizar a Copa do Mundo FIFA de 2014.
Este evento irá mobilizar milhares de repórteres e turistas vindos de todo o mundo e eles se comunicarão conosco em inglês. 

Em 2014, o Brasil será o coração do mundo durante um mês.

Naturalmente que você pode, e deve, aprender outros idiomas além do inglês, mas em eventos desta magnitude, o inglês será o  idioma mais usado.
Agora só depende de você!

Second Language?
I'm sorry to tell you, but you better learn a second language...soon!
Nowadays, in a globalized world, there's a growing need for a second language, right now I mean English. 
Most of the reliable publications, websites and online news of the world is written in English.

In less than four  years, Brazil is going to accomplish the 2014 FIFA World Cup.
This event is going to mobilize thousands of reporters and tourists from all over the world and they will communicate with us in English. 

In 2014, Brazil will be the heart of the world for a month. 
Of course you can, and must, learn another languages but english, but in events that magnitude, english will be the most used one.

It's up to you now!

domingo, 22 de agosto de 2010

10x sem juros ou 10x iguais?

Frequentemente vemos e ouvimos comerciais na TV sobre produtos que são vendidos em várias prestações. São anunciados como 10x "sem juros". Será mesmo?!
Primeiramente vamos analisar o seguinte:
1º Quanto maior o prazo financiado, maior o risco de não pagamento por parte do cliente. Por exemplo,  o comprador pode perder o emprego ou pode ter problema de saúde na família, ou simplesmente pode não querer pagar.
2º Quando a loja oferece esta condição é porque ela sabe que o comprador não dispõe de "grana" para comprar o bem, independente do valor financiado.
3º Já que a loja financia para o comprador, ela embute o juro (juros compostos, ou juros sobre juros. Cruel, mas é assim que o mercado funciona!) que é a remuneração do dinheiro que você não tem, no período financiado. A loja não faz nada de graça! Acredite!
Agora vamos ver como funciona com a ajuda da Calculadora Financeira HP12C, com o valor da prestação constante (com juros, não esqueça!). Neste caso não estou considerando tarifa de abertura de cadastro e nem taxas para o financiamento. Apenas exibirei o quadro, explicarei o calculo num outro post.
Você compra uma TV de LCD de 32" por R$ 1.700,00 e quer fazer em 4x (por exemplo, e para simplificar a tabela). Vamos considerar um juros de 5% ao mês (juros de mercado) para crediário próprio na loja.
Período
Prestação
Juros
Amortização
Saldo Devedor
0



1.700,00
1
479,42
85,00
394,42
1.305,58
2
479,42
65,28
414,14
891,44
3
479,42
44,57
434,85
456,59
4
479,42
22,83
456,59
0,00

Parabéns, você liquidou o pagamento de sua TV LCD no mês quatro, quando o seu saldo devedor se iguala a zero.
Você pode perceber que as prestações são fixas, e a medida que o tempo passa você paga menos juros e amortiza mais ou  "paga mais" pela TV propriamente dita que você adquiriu. Se você somar os juros mais a amortização, você chega ao valor da prestação! Legal, né?!
Legal sim, mas não se esqueça que existe juros sim nestas prestações. Os valores estão separados para fins didáticos.
Portanto quando você ver ou ouvir "10x sem juros" você já sabe que isto não é a realidade. O correto seria dizer 10x iguais (com juros, conforme vimos no nosso exemplo de 4x. As prestações são fixas mas os juros já estão lá, escondidinhos).
Enfatizando novamente: SEMPRE HÁ JUROS EM FINANCIAMENTOS DE QUALQUER ESPÉCIE, seja para aquisição de roupas e até mesmo para a compra de imóveis, automóveis, aeronaves, etc.
Como dizia "um tal" de Albert Einsten. "Não há nada mais poderoso que a força dos juros!"