domingo, 31 de outubro de 2010

Playstation Move!

Quando um novo produto é desenvolvido, os concorrentes se mexem para não perderem a vez...
O páreo é duro!
Parece que a estratégia da Sony foi um pouco de benchmark, (algo como imitar ou copiar o que o outro faz de melhor) uma vez que ela agiu reativamente ao lançamento do Nintendo Wii, oferecendo um produto substituto, e a altura, diga-se de passagem, a este último.
Desta maneira a Sony reinventa a plataforma Playstation com o lançamento do controle Move, que é similar ao controle do Nintendo Wii, e que provavelmente vai tornar o jogo um pouco mais dinâmico uma vez que o jogador não jogará mais sentado.
Naturalmente agradecemos aos desenvolvedores de games, que trabalham conjuntamente com as grandes empresas criadoras das plataformas!
Agora é só se divertir!


Uma boa semana!

Sucesso a todos!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Como modernizar a sua empresa!

Você quer modernizar a sua empresa? Equipamentos, espaço físico, adquirir um veículo?!
Você sabia que o BNDES é pai-de-todos, o seu vizinho e o fura-bolo em termos de financiamento a longo prazo e com taxas de juros inacreditáveis?!
Através de algumas modalidades diretas de financiamento através do BNDES a taxa de juros utilizada é a TJLP* que atualmente é de ridículos 6% ao ano!!!
A taxa de juros da modalidade Cartão BNDES está em 0,97% ao mês.....muito menor que as taxas praticadas pelas demais instituições financeiras do país.
Desta maneira, você pode fazer investimentos sem descapitalizar a sua empresa, ou seja, você não precisa desembolsar o "seu dinheiro" para ampliar e melhorar o seu negócio, consequentemente NÃO  afetando o seu capital de giro!
Naturalmente, para a sua empresa ter acesso a esta modalidade de financiamento a empresa deve ser correntista de algum dos bancos credenciados que são o BANRISUL, o BANCO DO BRASIL e a NOSSA CAIXA, o BRADESCO e CAIXA ECONÔMICA FEDERAL e também deve apresentar um projeto de investimento e ser idônea financeiramente e "fiscalmente", que É o seu caso!
Vale a pena se informar nestes bancos!

*TJLP = taxa de juros a longo prazo

Uma boa semana!


Sucesso a todos!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Política de Recuperação de Crédito (a falecida cobrança)

A política de cobrança... a palavra cobrança até parece um palavrão! "Alô, aqui é da cobrança...". "Socorro!"
Ninguém costa de ser cobrado...
A cobrança é a o capítulo final do processo de venda.
Eufemisticamente chamamos a cobrança de "recuperação de crédito"....soa melhor! Não parece agressivo, até parece inofensivo!....É o seu nome mais moderno. A dona cobrança faleceu!
A Política de Recuperação de Crédito irá definir os procedimentos a serem tomados para a recuperação do crédito atrasado, ou não pago. Desde um simples contato telefônico até uma ação judicial!
Em resumo trata de como lidar e negociar com o cliente para conseguir cobrá-lo e trazer o dinheiro "de volta" para o caixa da empresa.
Como todo o processo de crédito concedido implica em risco, sempre há a necessidade de haver a política de recuperação de crédito.

Uma boa semana!


Sucesso a todos!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Política de Crédito

Uma das maneiras de aumentar as suas vendas é oferecendo a modalidade de crédito para os seus clientes (através de carnês, boletos bancários, cartões de crédito e por último e que eu NÃO recomendo, cheque pós-datado - popularmente chamado de cheque pré-datado).
Mas como isto é feito?!
Primeiramente você irá definir uma política de crédito na sua empresa para orientar as diretrizes para conceder o crédito.
"Segundamente" você irá definir o quanto, em Reais, você está disposto a "emprestar" para o seu cliente. Você deverá ter em mente que quando o seu cliente compra a prazo, você o está financiando.
Para o micro e pequeno empreendedor eu aconselho a ofertar para seus clientes a facilidade do pagamento através de cartão de crédito (basta apenas decidir o prazo, por exemplo, em até 10 vezes). As administradoras cobram suas tarifas, mas ainda assim, para o lojista, é a melhor maneira de alavancar suas vendas com risco zero. Se o a operação com o cartão for aprovada, que ótimo! Se não for aprovada, é só não vender! Sem maiores stresses!
Para médias e grandes empresas, o crédito é concedido através de cartões de crédito das administradoras, muitas vezes através de cartão de crédito próprio (como a C&A, Renner, redes de supermercados, etc) e através de crediário próprio, através da emissão de carnês ou boletos bancários (estas últimas mediante uma criteriosa análise de crédito do cliente que irá financiar a compra, geralmente feita pela empresa que irá conceder o crédito).
Sempre devemos considerar a opção RISCO nas operações de crédito.

Uma boa semana!
 
Sucesso a todos!

sábado, 9 de outubro de 2010

Projeto GINA da BMW. Impressionante!!!

Na aula de Gestão de Projetos da pós-graduação, o professor Doutor, que tem formação em engenharia mecânica, nos fala da importância das ferramentas e do desenvolvimento de projetos para conseguirmos mensurar e desenvolver, ou alcançar, os objetivos da empresa (e pessoais, sem dúvida!)
Um exemplo oportuno de empresas que sabem a importância das ferramentas de gestão de projetos e que as usam maciçamente é a indústria automobilística.
Como há uma competitividade acirrada e as empresas sempre estão criando automóveis-conceito, com a finalidade de divulgar sua marca em salões, estas empresas investem pesado em projetos visionários! E bota visionário nisto! Estão literalmente humanizando o veículo!
O projeto GINA (Geometry and functions In "N" Adaptations, ou geometria e funções em várias adaptações) é um marco histórico na inovação do automóvel.
Abaixo o vídeo do produto.
NÃO é computação gráfica, NÃO é 3D, NÃO É VIRTUAL, É REAL. O veículo que você verá é um automóvel de verdade e fisicamente concreto! A "lataria" foi substituída por um tecido flexível e resistente que enruga como se fosse uma pele. Agora você vai entender por que os faróis são os "olhos" do carro! Leva duas horas para cobrir o automóvel com o tecido. Realmente impressionante.
Congratulações a equipe Bayerische Motoren Werke!
IMPRESSIONE-SE!




Sucesso a todos!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

(des) Planejamento estratégico

Os dados são alarmantes...
Conforme dados expostos na aula de Gestão Estratégica do meu curso de pós-graduação:
1º) A Fortune cita que 9 entre 10 empresas FALHAM em implementar uma estratégia;
2º) Segundo o autor David Norton, aquele que juntamente com o Robert Kaplan desenvolveu o Balanced Scorecard,  95% da força de trabalho das empresas NÃO COMPREENDEM a estratégia elaborada pelos executivos da empresa;
3º) Mais de 90% das empresas FALHAM na implementação da estratégia.
Um exemplo oportuno citado em aula compara a empresa com um time de futebol. É como se apenas 1 jogador entendesse a estratégia e sua implementação e os demais 10 jogadores jogassem ao melhor estilo "Salvem-se quem puder! Técnicos e jogadores primeiro!"
Isto é preocupante a medida que muitos executivos têm dificuldades em definir as estratégias a serem desenvolvidas pela empresa e as gerências e colaboradores possuem dificuldade em implementá-las. As empresas devem agir adequadamente para que não haja dúvidas quanto as estratégias criadas e a sua implementação. Isto pode ser catastrófico para uma empresa.
Caso contrário, desgraça pouca é bobagem!


Sucesso a todos!