sábado, 26 de março de 2011

Siga o Líder!

Irei reproduzir abaixo um trecho do texto Starbucks, Mantendo a Starbucks Quente e Forte, que está no livro Princípios de Administração Financeira, de Lawrence J. Gitman, publicado pela editora Pearson:
"O sucesso da rede está ligado a estratégias empresariais bastante especiais. Sua declaração de missão enfatiza em primeiro lugar a criação de um ambiente de trabalho melhor para os funcionários e somente depois a satisfação dos clientes e a atuação da empresa como membro das comunidades locais....A meta é criar uma experiência que gere confiança em relação ao cliente. Os lucros encontram-se entre os últimos princípios norteadores da empresa." (GITMAN, p. 03, 2004).
Visionariamente, a Starbucks já sabia que colaborador satisfeito reflete em atendimento excelente e portanto cliente satisfeito, o que irá gerar lucro para a empresa, sabia, portanto que o lucro não é a causa, e sim a consequência.
Diferente da crença popular, o negócio de gerar dinheiro para os acionistas está em segundo plano (na verdade em primeiro plano, mediante esta estratégia, que é apenas um novo ponto de vista!)
Vamos seguir o exemplo da Starbucks e fazer um bom benchmarking.

Uma boa semana!

Sucesso a todos!

sábado, 19 de março de 2011

O Capital de Giro!

O Capital de Giro é o valor demandado para financiar o ciclo operacional de uma empresa.
O ideal é que o Capital de Giro seja positivo, ou seja, que os ativos circulantes superem seus passivos circulantes, desta forma será possível manter as operações da empresa e sua capacidade de pagamento.

Uma boa semana!

Sucesso a todos!

sábado, 12 de março de 2011

Uma lição sobre Excelência!

Produtos de alto luxo são uma lição de excelência para nós, reles mortais!
A qualidade é o ponto mais alto quando chegamos a esta questão. O custo tem sua relevância, mas definitivamente não é o mais importante.
Infelizmente, muito poucos consumidores conseguem chegar a tanto. E a exclusividade tem um preço alto, muito alto pra ser sincero.
Estou me referindo aos produtos da Rolls-Royce Motor Cars.
A qualidade é obtida com a devida atenção aos detalhes. Cada automóvel é produzido conforme o gosto do cliente, ou seja, customizado. Um trabalho artesanal e impecável que leva dois meses para ser concluído. Leva até 6 meses para o produto ser entregue para o cliente.
A lição que podemos tirar disto é que se dermos a devida atenção aos detalhes do nosso negócio, conseguindo fazer com que o nosso colaborador se sinta realmente uma parte do processo, conseguiremos atingir a excelência em qualidade de produtos e serviços.
É isto que irá nos diferenciar do concorrente e é isto que nos levará ao sucesso!
Abaixo um vídeo que mostra esta excelência. Sugiro assistir a chamada do programa, mas vale a pena assistir aos quatro blocos.


Uma ótima semana!

Sucesso a todos!

sábado, 5 de março de 2011

Por que as grandes caem?!

Certo dia fui convidado a visitar uma empresa...
Era um belo dia de verão....um calor de 36ºC...Um calor do cão! (sem alusão aos meus filhotes)
Entrei na empresa, me apresentei, a recepcionista mal olhou pra mim e pediu para eu aguardar...
Apesar do calor, o ar condicionado estava desligado...a pequena recepção era imunda !
Vi que havia um bebedouro com água mineral e uma máquina para servir café...a recepcionista não teve o bom senso de oferecer...
Conversando com o responsável pelo RH...ele me falou que a sua política de salários ofertados aos novos candidatos é na base do "em torno de...".
"Em torno de..."? Que raios de empresa é essa que não consegue estabelecer o valor preciso de uma remuneração aos seus futuros colaboradores. O que diabos esse gestor está fazendo lá? Pareceu-me que os novos funcionários estão sendo tratados "conforme e cara do cliente(interno)".
Defina o valor exato! Não trate as pessoas com descaso!
Parece o show dos horrores para quem chega nesta empresa. Atendimento péssimo, informações imprecisas, instalações precárias!
Ah......um pequeno detalhe....essa empresa é uma transacional bilionária com mais de 50 anos de mercado e com presença em todos os continentes!
Como uma empresa tão grande pode ser tão displicente?! Hoje em dia as empresas "se preparam" para auditorias e consultorias, varrendo a sujeira para debaixo do tapete. Como dizia Abraham Lincoln "Você não pode enganar a todos, o tempo todo"...
Hora de mudar a sua empresa, melhorar o atendimento aos clientes interno e externo. Dar condições de trabalhos dignas a todos! Caso contrário recomendo o livro do Guru da Administração Jim Collins, Como as Gigantes (empresas) Caem.

Uma boa semana!

Sucesso a todos!