Irei reproduzir abaixo um trecho do texto Starbucks, Mantendo a Starbucks Quente e Forte, que está no livro Princípios de Administração Financeira, de Lawrence J. Gitman, publicado pela editora Pearson:
"O sucesso da rede está ligado a estratégias empresariais bastante especiais. Sua declaração de missão enfatiza em primeiro lugar a criação de um ambiente de trabalho melhor para os funcionários e somente depois a satisfação dos clientes e a atuação da empresa como membro das comunidades locais....A meta é criar uma experiência que gere confiança em relação ao cliente. Os lucros encontram-se entre os últimos princípios norteadores da empresa." (GITMAN, p. 03, 2004).
Visionariamente, a Starbucks já sabia que colaborador satisfeito reflete em atendimento excelente e portanto cliente satisfeito, o que irá gerar lucro para a empresa, sabia, portanto que o lucro não é a causa, e sim a consequência.
Diferente da crença popular, o negócio de gerar dinheiro para os acionistas está em segundo plano (na verdade em primeiro plano, mediante esta estratégia, que é apenas um novo ponto de vista!)
Vamos seguir o exemplo da Starbucks e fazer um bom benchmarking.
Uma boa semana!
Sucesso a todos!
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